Novos Negócios – Sempre uma Necessidade
Novos Negócios são atividades de Inovação, Criação que são desenvolvidas para agregar valor à empresa existente. A necessidade da existência desse conceito no Planejamento Estratégico é fundamental quando se deseja crescer e estar na vanguarda do mercado.
Quando se deseja realizar algo diferente, naturalmente escolhemos pessoas da estrutura atual na empresa que estão envolvidas no dia a dia. Mas muitas vezes esse processo fica lento e se perde o foco no negócio principal. Quando isso acontece é o momento de criar uma área específica para isso.
A dimensão dessa área será diretamente proporcional ao tipo dos novos negócios. Se considerarmos que a busca por um novo cliente é um Novo Negócio, sugiro que se utilize a estrutura existente, pois é uma extensão natural da empresa.
Porém, se estamos falando de um processo produtivo novo, ou uma aquisição, ou algo que envolva investimento significativo, minha sugestão seria iniciar com apenas uma ou duas pessoas até que o projeto seja melhor definido. Quando essa definição estiver bem clara e acordada com os tomadores de decisão, inicia-se a fase de detalhamento que deverá seguir as sete etapas que considero fundamentais:
1. Descrição do Novo Negócio :
A Visão clara de onde você se encontra atualmente e para onde deseja ir. A descrição clara e concisa é fundamental para se atingir as expectativas.
2. Produtos e Serviços :
Qual é a sua oferta? Quais produtos e serviços serão comercializados? Para quem se destinam?
3. Análise de mercado e concorrência :
Quem são os concorrentes e qual o tamanho de mercado? Vale a pena investir em um mercado enorme com baixa margem? Ou desafiar a tecnologia de concorrentes que você descobriu? Ou atacar um mercado de poucos clientes, porém com alta margem de contribuição? Estabelecer onde e como os concorrentes atuam realizando a análise SWOT (fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças).
4. Estratégia de marketing e vendas :
Definidos os três primeiros objetivos, é preciso definir os Planos de Marketing e Vendas e na sequência estabelecer o “como” atingir os objetivos estabelecidos. Esta certamente é a parte mais importante e delicada de qualquer Novo Negócio.
5. Operações - produção local ou importação, qualidade, logística :
Próximo passo é disponibilizar o produto ao cliente, com a melhor qualidade e com o melhor custo do que a concorrência. Se o produto for um Serviço, maior será a dificuldade, pois a mão de obra será fundamental no sucesso do Novo Negócio.
6. Planejamento financeiro - retorno sobre o investimento, financiamento, capital de giro :
O retorno financeiro é a parte que autoriza você a ir em frente. Aqui é onde se define o investimento e seu retorno. A necessidade de financiamento e capital de giro, bem como um plano de contingências são aqui descritos e avaliados. Os acionistas precisam estar bem sintonizados com as necessidades e expectativas, principalmente com o Plano de Contingências que por ventura venha a ser utilizado.
7. Pessoas - estrutura, qualificação, liderança :
O envolvimento de pessoas é fundamental para a obtenção do sucesso no empreendimento. A escolha, , a qualificação, o treinamento terão que ser minuciosamente avaliados para que se obtenha uma excelente Execução.
Lembre-se que todo projeto pode ser escrito da melhor forma possível, mas se não for bem executado, todo trabalho terá sido em vão.