Mudança: Nossa Obrigação !
Mas precisamos realmente mudar? Deixa assim mais um pouco para ver como é que fica... Em time que está ganhando não se mexe...
Quando começar ouvir essas e outras frases similares, o momento de iniciar as mudanças já passou ! E por que o Sucesso no passado não significa Sucesso no futuro? Quantas vezes ouvimos das pessoas saudosas que naquele tempo tínhamos o domínio e crescíamos fortemente.... O que foi que aconteceu ?
Podemos dizer que o sucesso de uma empresa depende de fatores internos e externos. Os fatores internos são muito mais facilmente controláveis, mas os externos são muito mais dinâmicos e incontroláveis. Um exemplo é a conectividade móvel: há cinco anos atrás, no Brasil, apenas 10 milhões de pessoas estavam conectadas com aparelhos smartfone. Atualmente são 90 milhões, ou seja, 9 vezes mais!
Outro exemplo está no campo das pinturas decorativas. Há cerca de dez anos atrás comprávamos tinta pela tecnologia (látex, acrílico, etc). Atualmente compramos tinta por funcionalidade (tinta para parede, para teto, piso, etc).
Se quisermos continuar trabalhando como há cinco/dez anos atrás, estaremos ignorando uma mudança de mercado e ao mesmo tempo estaremos sucumbindo aos novos concorrentes. As condições econômicas do país, poder aquisitivo do povo, facilidade de crédito e incentivos governamentais são no mínimo mais do que suficientes motivos para mudarmos.
Muitas vezes ouvimos que o cliente é o nosso guia, mas quem guia o cliente? A Apple não perguntou ao cliente se ele queria um iphone. Ela se antecipou e saiu na frente. O mesmo aconteceu com os fabricantes de tinta. Eles avaliaram o mercado e lançaram produtos com diferentes funcionalidades que os consumidores não imaginavam.
Os outros fabricantes podem seguir e perguntar aos clientes o que eles gostariam de ter, mas serão certamente seguidores. É uma questão da estratégia a ser escolhida.
O medo de inovar e realizar mudanças sempre existirá. Que tal criar um teste piloto? Uma área na organização que tenha a percepção de inovar! Se o teste piloto for positivo, realiza-se a mudança e na sequência implementa-se no resto da organização.
Que tal estabelecer um ou dois dias para que criadores se reúnam e fiquem sem conexão de smartfones, ou qualquer outro dispositivo similar? Questionem a linha de produtos, a forma de gerenciar pessoas, os tipos de controles existentes, os clientes bons ou ruins... Algumas surpresas aparecerão e a coragem para mudar será necessária.
E o momento para que isso ocorra é agora! Lembre-se que radicalismos são perigosos. As galinhas de ovos de ouro sempre devem ser preservadas. A busca por novas é que deve ser perseguida.
O grande segredo é saber quando acelerar e quando brecar nos novos negócios. É admitir que o caminho escolhido está errado e corrigi-lo enquanto há tempo, ou acelerar investindo-se em pessoas e recursos.
Estabeleça um tempo para cada mudança e avalie os resultados. Tenha a coragem de alterar o rumo e a velocidade. Certamente que a sua empresa crescerá e estará sempre melhor preparada do que os seus concorrentes.
Por Fernando Val y Val Peres (*)