Por que Inovar e Crescer é Fundamental
Sempre que ouvimos a palavra Inovação entendemos que ela esteja relacionada a algum produto que foi lançado. Mas muitas vezes Inovações podem ser soluções de problemas do nosso cotidiano. Afinal de contas, quantos problemas aparecem diariamente em nossa vida?
A Internet é fundamental na nossa vida, mas há 15 anos atrás, ela apenas engatinhava no Brasil! Há 30 anos atrás a fac-símile(fax) era uma revolução em tecnologia; a área de Capital Humano era tratada como Departamento Pessoal; e o vendedor então? Ele era a pessoa que não havia dado certo em nenhum lugar, mas havia sempre uma salvação: “Vem trabalhar comigo que sempre tem uma vaga para vendedor”.
Steve Jobs, Einstein, Graham Bell, Henry Ford, todos extremamente inovadores em suas épocas e todos com um único objetivo que era solucionar os problemas conhecidos e desconhecidos.
Todos sabedores que se inovassem, poderiam deixar nossas vidas melhores e assim criar um ambiente mais propício para o crescimento.
Agora imaginem que uma empresa não acreditasse na inovação de uma tinta acrílica! Certamente hoje ela não existiria mais. E se uma empresa não fizesse a contabilidade com computadores, ou se uma empresa não tivesse um serviço para entender os seus clientes....
Certamente os fatos são inegáveis: depois de uma Inovação sempre vem o Crescimento! E a concorrência, curiosamente, sempre presente. Ela é sempre boa para os negócios, mas odiada por todos.
Se pararmos no tempo e falarmos: “que está bom assim”, “que time que está ganhando não se mexe”, “que esse novo modelo não vai dar certo”..., reflita um pouco; é a concorrência quem explora sempre as suas fraquezas. Ela traz inovações e consegue operar mais eficientemente ganhando de empresas que se acomodam no tempo. Podemos nos antecipar e inovar e crescer antes dos outros? Sim, o que era o home center há vinte anos atrás no Brasil? Como as lojas se reinventaram? E o Pão de Açúcar olhando a oportunidade que existia de operar seu negócio de maneira diferente?
Mas Inovar e Crescer é fácil? E a rentabilidade? Sabemos que o acionista de uma pequena ou grande empresa sempre busca o retorno de seu capital. Portanto, Crescimento com Rentabilidade deverá ser sempre uma meta a ser cumprida.
Analise seu portfolio de produtos. Elabore seu plano de vendas e marketing. Avalie suas marcas. Valide a performance da equipe de vendas. Segmente o seu mercado. Pense com pessoas de outras organizações. Avalie as melhores práticas de mercado.
Seja ousado em Inovar em Produtos e Serviços! Certamente o resultado será o Crescimento com Rentabilidade.
E para que isso seja possível, pessoas capacitadas são necessárias. Muitas vezes elas estão inseridas na própria empresa e são pouco valorizadas enquanto que outras vezes elas estão no mercado e devem ser procuradas.
É na crise que residem as oportunidades e é nela que se pode Inovar e Crescer.