Estratégias Convergentes


Quantas vezes nos deparamos com frases como:  “Tive uma idéia que ninguém nunca pensou” ou “Esta idéia vai revolucionar o meu negócio” ou “Aquele lá copiou a minha idéia” ou “Vou copiar a idéia dele e fazer melhor”......


Muitas vezes reativo ou ativo, a grande maioria das ações são frutos de idéias que por sua vez são convertidas em Objetivos, Estratégias ou Ações. E ao mesmo tempo são inovadoras por pouco tempo.

Fornecedores e/ou lojistas ficam cada vez mais parecidos em suas ações e suas estratégias passam a ser convergentes!


A maior convergência costuma ser a de crescimento onde muitos falam: “queremos ser líderes em 5 anos”, ou “vamos ser reconhecidos como a empresa mais inovadora”, ou “queremos atingir X milhões em faturamento”, ou “queremos ter tantas lojas”. Todos esses objetivos são muito comuns de se encontrar no mercado.


Os passos seguintes serão preparar as estratégias de marketing, vendas e planos operacionais e nesse momento muitas vezes ocorrem novamente ações muito parecidas e novamente convergentes.


Então, como ocorrerá o sucesso de cada um se todos pretendem fazer a mesma coisa? Como seremos mais eficientes que os outros?


A Execução, Criatividade, Velocidade, Agilidade, Flexibilidade e tantos outros adjetivos é que comandarão os ganhadores. Vivemos numa época em que os planos possuem um tempo de vida muito curto e por isso servem muito mais como um guia a ser seguido. A sua concorrência será a outra baliza que indicará por quanto tempo o seu plano de ação será válido.


Além disso, as diferenciações serão menos de produtos e muito mais em serviços, propagandas segmentadas, promoções criativas. Novos canais de vendas foram desenvolvidos e a venda direta pela internet começa a ocupar um espaço significativo.


Um exemplo muito forte foi em julho passado. Tivemos o lançamento do game Pokémon Go em alguns países e não se passaram quatro dias para que lojistas procurassem a Nintendo para colocar os “bichinhos virtuais” em suas lojas. Resultado: vendas desse lojista aumentaram em mais de 70 %!!!!


Então, como me diferenciar nesse ambiente tão convergente?


Primeiro você deve alcançar seus concorrentes nos quesitos que você considera como mais importantes. Na sequência, estabeleça qual será a sua estratégia única, a qual se considera difícil de ser copiada. Terceiro, execute com esmero único.


Lembre-se que a escolha da estratégia única deverá ser baseada em competências que só sua empresa possui. Ela tem que ter a sua identidade. Contrate funcionários que sejam alinhados com as suas competências e sua identidade, porém criativos o suficiente para os dias atuais.


Seja corajoso de aceitar mudanças, porém alinhadas com os seus valores e certamente que o crescimento virá.