A Arte da Execução
Podemos definir Execução como sendo a arte de implementar os Planos Estratégico e Operacional de uma empresa ajustando-os da melhor maneira possível ao mercado.
Para que isso aconteça, os executores deverão ter algumas características fundamentais e necessárias para que eles possam Executar com qualidade os seus objetivos:
1. Conhecimento
2. Treinamento
3. Habilidades
4. Disciplina
1. Conhecimento:
Todo executor deverá ser conhecedor do assunto, ou do seu produto de venda. Ele também terá que ter conhecimento das práticas da concorrência, vantagens e desvantagens de sua oferta e saber enfrentar objeções do seu caminho.
2. Treinamento:
Júnior ou Sênior, todo executor precisará de um suporte para desenvolver e treinar os seus conhecimentos. Quanto mais ele for treinado mais fácil será o seu trabalho. Exercícios simulados são de ótima valia e pode-se obter uma boa dose de descontração de todo time.
3. Habilidades:
A criatividade, a capacidade de improviso, a percepção, a velocidade na tomada de decisão são características necessárias para um bom executor e que serão utilizadas na hora da verdade. É nesse momento em que o Plano Operacional é validado e os desvios podem surgir.
A qualidade da execução será diretamente proporcional à Habilidade que o executor terá em resolver os problemas. Muitas vezes a situação exigirá que a tomada de decisão seja rápida e certamente um Plano B deverá existir e ser acionado.
No mundo de hoje a velocidade de resposta é algo muito valorizado e quem não estiver preparado para isso perderá a oportunidade de uma boa execução.
4. Disciplina:
O risco maior é quando essa velocidade e esse improviso se tornem mais fortes que a própria visão estratégica e operacional da empresa. Nesse momento o executor deve ter bem claro quais são os seus limites de modo a não se desviar do Plano Operacional previamente estabelecido.
Portanto, a Disciplina é uma das características mais importantes no processo de Execução e a única garantia de que o Plano Operacional será bem executado.
Um bom exemplo de execução foi o jogo do Brasil contra a Alemanha onde perdemos vergonhosamente para os alemães por 7X1. As duas equipes tinham excelente conhecimento, excelente treinamento, excelente disciplina, mas os alemães souberam executar melhor devido às suas habilidades em criar, improvisar, perceber e agir rapidamente.....
Podemos concluir que a qualidade da execução estará diretamente ligada aos planos estratégico e operacional. Ou seja, se os planos forem excelentes, a possibilidade de uma boa execução será bem factível.
A segunda conclusão é que um bom executor deverá ter as quatro características bem desenvolvidas: Conhecimento, Treinamento, Habilidades e Disciplina. Além disso, um plano B sempre deverá existir, pois os planos sempre são perfeitos na prancheta, mas na hora da verdade surgem detalhes que deverão ser corrigidos em campo.
Por Fernando Val y Val Peres (*)