2016 chegou! E agora?


Todo final de ano fazemos a retrospectiva do que passou e sempre desejamos que o ano vindouro seja melhor. Infelizmente, para a maioria dos negócios, o ano de 2015 ficou bem aquém das expectativas que tínhamos e para 2016 as previsões também não são boas.


Mas o que nós estamos fazendo para que realmente este ano seja melhor que 2015? As resoluções de ano novo precisam ser também executadas e não apenas planejadas. É necessário que o planejamento, boa vontade e execução estejam unidas para que os resultados superem as nossas metas.


Acredito que temos sempre que sair de nossa zona de conforto e nos posicionar diferentemente com nossas atitudes. Para isso, 4 ações simples são necessárias:


1.     Seja mais ativo:


Deixe de lado a sua frustração e olhe para frente. Pare de falar sobre o negócio dos outros e abra um foco para o seu negócio. Quantas empresas novas foram abertas e vieram a ocupar um espaço de alguém? Isso aconteceu porque houve uma acomodação ou um mal gerenciamento?


Busque novas oportunidades sendo inovador no mercado e lance produtos novos primeiro que os outros. Lembre-se que todos clientes são ávidos por novidades mesmo que sejam conservadores.  Você passará a ser uma referência no mercado criando esse diferencial.


Mas lembre-se que um plano de Marketing e Vendas é condição para o crescimento. Ele deve ser construído e executado da melhor forma e sua equipe deve participar de sua elaboração para que fique comprometida com ele.



2.     Se comporte como um cliente com até 35 anos de idade:


Muitas vezes essa frase é de difícil compreensão! Mas lembre-se que essa geração pouco comprou materiais de construção na sua vida. Essa geração é que irá buscar auxílio nas redes sociais, aplicativos, etc que muitas vezes o seu negócio não está pronto para melhor atender esse público.


É nesse momento que a modernidade chega ao seu negócio e você tem que se reinventar muitas vezes. O que sempre foi bom pode nao ser mais...



3.     Seja um vendedor:


Descubra quais sao as maiores dificuldades de seu vendedor. Traduza as necessidades para dentro de sua empresa e invista nas soluções. Lembre-se que sempre existirá um cliente insatisfeito no mercado.  Ele é o seu alvo ! Como conquistá-lo e aumentar a sua base de clientes utilizando-se dos pontos fracos de seus concorrentes?


Sendo um vendedor do seu negócio é condição para que você avance para a última etapa que é:



4.     Reavalie a sua equipe de vendas:


Todo bom negócio tem sempre uma boa venda! Ela é a porta de entrada de qualquer empreendimento. Portanto, bons vendedores são a alma de todo e qualquer bom negócio. O processo de reavaliação de uma equipe de vendas deve ocorrer de forma contínua e não apenas uma vez por ano.


O início desse processo começa por resolver as falhas internas de sua empresa. Assim, boa parte das desculpas dos vendedores desaparecem. Na sequência, eliminar todos os fatores externos não pertinentes ao seu negócio(chuva, bolsa de valores, política, turismo, etc) que poderão servir como desculpas.


O próximo passo é identificar, mensurar e avaliar a base de clientes dos vendedores, suas vendas em unidades e valores e por fim as suas margens de contribuição obtidas.


Todos esses indicadores deverão sempre ser comparados com as metas e com os resultados do ano passado para o mesmo período. Dessa forma elimina-se a sazonalidade e outros fatores. Essas comparações mostrarão quem são os grandes vendedores.


Como plano de ação, será necessário aprender o que esses grandes vendedores fizeram para produzir esse resultado e depois reproduzir o máximo as boas práticas realizadas. Lembrando-se que sucesso no passado não significa sucesso no futuro, mas grandes aprendizados sempre devem ser lembrados e praticados.


Em resumo, essas quatro atitudes são o embasamento para se obter uma mudança em relação ao ano de 2015 e se posicionar para um Feliz 2016.